Ato solene no Gabinete do Prefeito celebra a importância do Biopark Educação para o desenvolvimento do município
Na manhã desta terça-feira (26), o Biopark Educação foi oficialmente declarado utilidade pública em um ato solene realizado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito de Toledo. A sanção da Lei nº 2.802/2024, que reconhece a Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark como entidade de utilidade pública, foi conduzida pelo prefeito Beto Lunitti, com a presença de representantes do Biopark Educação, incluindo o fundador, Dr. Luiz Donaduzzi, e o vice-presidente, Paulo Rocha.
A Declaração de Utilidade Pública (DUP) é um ato administrativo que manifesta a vontade do Poder Executivo de declarar que um bem será utilizado para o bem comum. A DUP pode ser solicitada para desapropriação ou para reconhecer entidades sem fins lucrativos que prestam serviços à sociedade.
A lei, proposta pelo vereador Jozimar Polasso, destaca o papel essencial do Biopark Educação no avanço educacional e científico da região. “Agradeço aos meus colegas de Legislativo e ao prefeito pela anuência a esta iniciativa, que amplia as possibilidades de uma instituição tão importante para Toledo”, afirmou Polasso.
Durante o evento, Paulo Rocha, vice-presidente do Biopark Educação, ressaltou a singularidade da instituição. “O Biopark Educação é uma estrutura ímpar em nosso país, que atualmente atende 230 crianças e adolescentes por meio do Clube de Ciências. Nosso objetivo é expandir este impacto, alcançando também professores das escolas com os maiores IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, destacou.
O fundador do Biopark, Dr. Luiz Donaduzzi, também enaltece o propósito da instituição. “O propósito do Biopark é fazer com que as pessoas melhorem de vida. Isso começa pela educação e com um ensino acessível a todos. A intenção é sermos um polo de ensino de excelência a nível internacional nas próximas décadas”, afirmou Donaduzzi.
O prefeito Beto Lunitti também enfatizou a importância do Biopark para o desenvolvimento de Toledo e do Paraná. “Estamos falando de um empreendimento que está transformando Toledo. Por isso, temos o maior interesse em tornar mais célere a apreciação de questões que se referem a este parque, pois sabemos que lá as coisas acontecem de forma muito rápida e procuramos imprimir este ritmo nas ações de nossa gestão”, comentou Lunitti.
Com a sanção desta lei, o Biopark Educação consolida sua missão de proporcionar educação acessível e de excelência, impulsionando o desenvolvimento de Toledo como um polo educacional de referência.