Na próxima quinta-feira (01) o Biopark Educação irá realizar a aula magna do novo curso de pós-graduação em Engenharia de Software para Modernização de Sistemas. A aula inaugural acontece às 19h, no auditório da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Biopark, e será aberta ao público geral.
Sob o tema “Arquitetura de Software, como garantir a sustentabilidade do seu negócio?”, haverá um bate-papo em formato de mesa redonda com o desenvolvedor e sócio da Maxicon Sistemas, Rafael Mascarello; o supervisor de TI da Prati-Donaduzzi, Renato Estevam; o proprietário da empresa de desenvolvimento de software Nobre Sistemas, Alexandro Patrik; e o DevOps do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, Felipe Morais.
A coordenadora do curso, Daniele Wolfart, diz que a aula dará uma visão geral do que será abordado ao longo da pós-graduação. “Vamos discutir a importância que uma arquitetura de software robusta tem no dia a dia das organizações, mostrando como um software mal desenvolvido e com constantes manutenções pode impactar um negócio. Além disso, vamos mostrar como escolher as melhores ferramentas para as empresas, tendo em vista que muitas delas estão passando por um processo de migração de sistemas”.
Renato Estevam, supervisor de TI e participante da mesa redonda, vai falar sobre como a adoção de padrões de arquitetura de software podem contribuir para adaptação rápida e eficiente às mudanças demandadas pelo mercado. “Isso permite que o negócio se mantenha competitivo e sustentável, projetando atualizações e novos sistemas capazes de lidar com falhas de maneira ampla, minimizando impactos negativos no negócio e mantendo a disponibilidade dos serviços”, salienta.
O profissional reforça também a importância de investir em projetos para desenvolver softwares de qualidade. “Se levarmos em consideração os três tipos de manutenção de software, corretiva, adaptativa e evolutiva, concluímos que o custo de manutenção dos sistemas chega a ser três vezes maior do que o custo com desenvolvimento. Sendo assim, investir em modelos e padrões que elevem qualidade de desenvolvimento de softwares significa também economizar recursos utilizados na manutenção e possibilitando que esses recursos sejam alocados para agregar valor ao negócio”, realça.
Temática inédita do curso
A pós-graduação de Engenharia de Software em Modernização de Sistemas é a primeira do Paraná englobando totalmente esta temática, e vai apresentar tecnologias modernas e arquiteturas de ponta para que o profissional tenha subsídios suficientes para escolhas no processo de modernização de softwares.
A intenção é suprir as demandas e a carência do mercado de TI na área de software. “Nosso objetivo é aprofundar o profissional no conhecimento da tecnologia, seja ele analista de sistema, de requisito, de teste, de infraestrutura ou arquiteto de software. E o melhor de tudo, prepará-lo para uma profissão com salários altamente atrativos”, diz a coordenadora do curso, Daniele Wolfart.
Para participar os interessados podem tanto ser graduados na área de Tecnologia da Informação ou em outra área – neste caso, o ideal é que o aluno já tenho o mínimo de contato com TI. “Um dos grandes diferenciais do nosso curso é a conexão que os profissionais vão ter com as pessoas de renome reconhecidas na área das empresas, universidades e pesquisa”, comenta a coordenadora.
A pós-graduação terá a duração de 12 meses, com o início a partir de 02 de junho. As aulas acontecem quinzenalmente na sexta-feira à noite e sábado durante o dia. A taxa de inscrição é R$ 75,00 e o valor do curso pode ser parcelado em até 24x de R$346,64. Para realizar a inscrição, o candidato pode acessar o formulário online no site e encaminhar o currículo pelo ambiente de inscrição ou pelo e-mail [email protected]