O Laboratório de Biomateriais e Bioengenharia – LBB é fruto de uma parceria internacional entre o Biopark e a Universidade Laval, do Canadá, estabelecida em 2019.
Nossas missões são:
– Promover pesquisa de excelência nas áreas de Biomateriais e Bioengenharia
– Integrar as ciências básicas e aplicadas em um ambiente multidisciplinar
– Apoiar os setores de Pesquisa e Desenvolvimento do ecossistema Biopark e empresas de inovação
– Formar recursos humanos altamente qualificados para desenvolver pesquisa na área acadêmica e para resolver demandas do setor produtivo
O LBB se dedica a realizar pesquisas de inovação sob demanda. Um exemplo é um desafio trazido pelo Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (IBEG) em relação a infecções bacterianas em cateteres. Isto motivou esforços conjuntos entre o Biopark Educação, Parque Científico e Tecnológico de Biociências Biopark, Universidade Laval e a empresa Plasmionique (Canadá) que estabeleceram uma parceria para desenvolvimento do projeto “Desenvolvimento de recobrimentos antimicrobianos para dispositivos médicos”.
O Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Queijos Finos é uma parceria entre o Biopark e o Biopark Educação e visa à transferência de tecnologia a produtores e agroindústrias da região Oeste do Paraná. A iniciativa foi lançada em março de 2019, com o objetivo principal de valorizar o agronegócio regional, honrando especialmente a bacia leiteira do Oeste do estado.
Ao incentivar a produção diversificada de queijos finos, o projeto apresenta-se como uma oportunidade para que especialmente as pequenas propriedades rurais ganhem em valor agregado de seus produtos, aumentando a renda e levando mais inovação para o campo.
Situados no coração do Edifício Charles Darwin, os Laboratórios Multiusuários do Biopark Educação são marcos de avanço científico e tecnológico. Com uma infraestrutura avançada e equipamentos de última geração, esses espaços foram projetados para atender à excelência em pesquisa e educação.
Mas o que verdadeiramente destaca nossos laboratórios é a abertura para a colaboração. Além de atenderem às demandas internas, estão prontamente disponíveis para alunos, professores de outras instituições, startups e empresas associadas ao Biopark. Nesta visão integrada, buscamos fomentar a sinergia, acelerar inovações e promover uma cultura de aprendizado compartilhado. No Biopark Educação, vemos o futuro como uma jornada coletiva, onde juntos descobrimos e crescemos.
*números de 2023
Nossa estrutura de laboratórios multiusuários pode ser utilizada por professores, alunos e comunidade externa em geral. Para garantir a segurança e o bom funcionamento dos laboratórios disponibilizamos nosso regulamento de utilização, onde constam todas as diretrizes para uso, bem como recomendações e orientações quanto a agendamentos e apoio de nossa equipe técnica. Conheça nosso regulamento de utilização, nossos equipamentos disponíveis, os serviços prestados, e saiba como bem utilizar nossos laboratórios
O Biopark Educação possui acesso a diversas fontes de fomento, de iniciativas públicas ou privadas, inclusive com recursos próprios, para que você possa realizar sua pesquisa em nosso território. Confira algumas das fontes de fomento:
SAIBA MAIS aqui
SAIBA MAIS aqui
SAIBA MAIS aqui
SAIBA MAIS aqui
A Pesquisa Científica na Faculdade Biopark é concebida de modo integrado com o Ensino e a Extensão, permeando todos os níveis de ensino, com o propósito de incentivar a produção de conhecimento novo, a criação cultural, o desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento analítico, almejando a formação de um cidadão profissional empreendedor. Essa iniciativa é muito importante para que os estudantes consigam identificar problemas, propor soluções e executar projetos de forma mais segura e eficiente.
Gestão do Programa de Iniciação Científica (PIBIC, PIVIC, PIBITI e PIBIC-EM).
Disseminar a cultura de pesquisa e inovação no âmbito da Faculdade Biopark e seu entorno.
Acompanhamento do Comitê de Ética em Pesquisa de seres humanos – CEP/Biopark.
De Projetos de Pesquisa, Grupos de Pesquisa na base CNPq, Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Linhas e Redes de Pesquisa, Acompanhamento e estímulo a atualização do Currículo na base Lattes.
Edifício Charles Darwin, 2º andar
Segunda a Sexta-feira das 14h às 17h
(45) 2036-3607 (Secretaria)
LINHA DE PESQUISA: Mercado, Comportamento e Inovação;
Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos nas diferentes áreas da administração com foco em soluções inovadoras que possam otimizar as diferentes atividades compreendidas nos processos de planejamento, organização, direção e controle.
Líder da linha de pesquisa: Prof. Marcel Augusto Colling
LINHA DE PESQUISA: Engenharia de Sistemas e Informação;
Objetivo: Propor e avaliar novos métodos, técnicas e ferramentas que contribuam para a produção de sistemas de software de qualidade, envolvendo não só todas as etapas do processo de desenvolvimento de software (requisitos, projeto e arquitetura, implementação, verificação e validação, implantação e evolução), mas também aspectos gerenciais e humanos na utilização do software, considerando diversos domínios de aplicação. Esta linha também pretende realizar a extração, tratamento e análise de dados com foco em analisar informações e utilizá-las para auxiliar na tomada de decisão.
Líder da linha de pesquisa: Prof. Willian Douglas Ferrari Mendonça
LINHA DE PESQUISA: Biotecnologia e Processos Produtivos;
Objetivo: Desenvolver novos métodos e produtos voltados para a indústria.
Líder da linha de pesquisa: Prof. Gabriel Dequigiovanni Mendonça
LINHA DE PESQUISA: Tecnologia e Inovação Farmacêutica;
Objetivo: Pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores farmacêuticos, cosméticos e alimentícios, além da utilização de subprodutos no desenvolvimento de produtos, etapas e operações envolvidas em processos de fabricação, desenvolvimento e aprimoramento de processos.
Líder da linha de pesquisa: Prof. Araceli Scalcon
LINHA DE PESQUISA: Aspectos Morfofisiológicos e Epidemiológicos em processos de saúde e doença;
Objetivo: Pesquisas sobre estruturas e funções dos sistemas anatômicos humanos e mecanismos envolvidos na fisiopatologia de diferentes doenças. Serão envolvidas nas pesquisas: aplicações de técnicas in vivo, in vitro e ex vivo aplicadas para estudar morfologia, fisiologia e patologia; avaliações de parâmetros morfofuncionais, expressões de atividades receptoras de enzimas, sinalização molecular em diferentes modelos experimentais.
Líder da linha de pesquisa: Prof. Dayane Kelly Sabec Pereira
LINHA DE PESQUISA: Atividade biológica, química e farmacológica de produtos naturais e sintéticos;
Objetivo: Pesquisas que envolvam preparação de extratos, isolamento e identificação de metabólitos secundários de produtos naturais pelo uso de técnicas cromatográficas; atividade de extratos brutos, frações e óleos essenciais sobre a germinação e crescimento de plantas daninhas; avaliação da atividade antioxidante e o perfil fitoquímico de produtos naturais frente a diferentes tipos de secagem; e formulações de produtos a partir de extratos, óleos essenciais e substâncias bioativas de plantas.
Líder da linha de pesquisa: Prof. Letycia Lopes Ricardo
LINHA DE PESQUISA: Aprendizagem Integradora e Inovadora;
Objetivo: Pesquisas relacionadas às metodologias inovadoras de ensino e à aprendizagem na área da saúde, envolvendo aprendizagem integradora tanto na comunidade acadêmica quanto na externa, como atividades de estágio e projetos de extensão.
Líder da linha de pesquisa: Prof. Michele Fernanda Bortolini
A Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI Oeste Paranaense) é uma cooperação entre as instituições Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Biopark e Biopark Educação e visa aproximar as unidades da Embrapa Suínos e Aves e Embrapa Pesca e Aquicultura das demandas e oportunidades de pesquisa da região Oeste do Paraná nos diversos setores e cadeias produtivas. O ato de implantação da UMIPI Oeste Paranaense foi em Toledo (Paraná) durante o InovaMeat em Abril de 2023.
O primeiro projeto da UMIPI Oeste Paranaense foi o Ordenamento Territorial com foco na piscicultura, uma parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura e o Biopark Educação, junto à Fundação Araucária. Outros projetos de pesquisa serão firmados com o objetivo do desenvolvimento regional das cadeias produtivas de Suínos, Aves e Peixes.
Em fevereiro de 2024, durante o Show Rural Coopavel foi assinado um convênio entre Biopark, Fundação Araucária e Embrapa Suínos e Aves para a implantação de um laboratório de referência em Análises de águas e efluentes. O Projeto é parte da UMIPI e será instalado nas edificações do Biopark Educação. O laboratório será de referência para projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados ao reuso de águas, necessidade mapeada como de alto interesse e importância para empresas e cooperativas da região.
Aqui no Biopark Educação, desenvolvemos pesquisas em parcerias com Instituições Públicas e Privadas. Conheça nossos parceiros