Biopark Educação apresenta NAPI com Foco em Alimentos Saudáveis no Paraná Faz Ciência

Biopark Educação apresenta o NAPI com Foco em Alimentos Saudáveis no Paraná Faz Ciência.

No Biopark Educação, a semana começou com mais um passo importante rumo ao avanço científico e tecnológico da Região Oeste do Paraná. Isso porque teve início na segunda-feira, (6), a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O Biopark Educação faz parte do evento e apresentou o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI com Foco em Alimentos Saudáveis.

O Paraná Faz Ciência é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); a Agência Araucária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Fundação Araucária); e a Secretaria Estadual de Modernização, Transformação e Inovação (SEI).

Com atividades integrativas organizadas em seis grandes eixos temáticos, o Paraná Faz Ciência 2023 tem por objetivo difundir e divulgar avanços tecnológicos e científicos das mais diferentes áreas de conhecimento, produzidos por todo o sistema de ensino paranaense.

Semana Geral dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação

Ademais, dentro da programação do evento, também ocorre a II Semana Geral dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), reunindo pesquisadores, representantes do Governo do Estado e do setor produtivo para apresentações dos trabalhos desenvolvidos e dos resultados alcançados.

Durante a abertura da Semana Geral, o presidente da Agência Araucária, Ramiro Wahrhaftig, reforçou a importância da formação de redes colaborativas de pesquisa e inovação concretizadas a partir dos NAPIs. “Esses arranjos colaborativos são excepcionais e precisam envolver as universidades, o setor produtivo e o governo. Temos um sistema muito robusto de ciência, tecnologia e inovação no Paraná, o que nos possibilita ter esta presença de pesquisadores altamente qualificados em todo o Estado, muitos deles passarão por aqui durante esta semana”, destacou o presidente.

Sobre a importância da Semana Geral, o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha, destaca que “eventos como esse são importantes para gerar interação com os outros NAPIs, para dialogar, gerar valores e oportunidades de trocas entre os Arranjos.” Até porque, segundo Rocha, o principal objetivo do Biopark é essa rede colaborativa, a qual congrega diversos atores e gera valor e desenvolvimento.

NAPI com Foco em Alimentos Saudáveis

Assim, dos 62 NAPIs já implantados ou em construção, o diretor Paulo Rocha apresentou, nessa quarta-feira, (8), os avanços do NAPI com foco em Alimentos Saudáveis. “O NAPI Alimentos Saudáveis veio de uma perspectiva a partir da necessidade das organizações. Nós buscamos entender quais são as principais demandas das indústrias, cooperativas e empresas que atuam no segmento de alimentos da nossa região”, ressaltou Rocha.

Ainda de acordo com o diretor, os principais objetivos deste NAPI são organizar uma rede de pesquisadores na área de Alimentos Saudáveis; estabelecer um arranjo de pesquisa e inovação que integre as empresas do setor produtivo, grupos de pesquisa acadêmicos, órgãos públicos e sociedade; além de desenvolver produtos e serviços que impactem a população do Estado do Paraná e sejam referência internacional. “A ideia é gerir e acompanhar as pesquisas para transferir esses conhecimentos a fim de que agreguem valor, e para que a tecnologia seja transferida para essas organizações.”

O NAPI Alimentos Saudáveis já conta com parcerias do setor produtivos, tais como BRF, Coopavel, Copacol, Copagril, C.Vale, Frimesa, Lar, Prati Donaduzzi, Primato Cooperativa, entre outras. Além disso, tem o apoip de instituições como o Biopark, a Fundação Araucária, a Embrapa, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná.

Oportunidades de Pesquisa

Ao final da apresentação que encerrou o segundo dia da Semana Geral, a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Biopark Educação, Carolina Balera Trombini, fomentou o fato de que os projetos do NAPI Alimentos Saudáveis terão convergência e oportunidade de cooperação com diversos grupos de pesquisa do Estado do Paraná. “O nosso desejo é também se conectar com outros NAPIs, pois sabemos que existem muitas potencialidades em cada um e, certamente, haverá sinergia nas temáticas de pesquisa”, afirmou.

Por fim, a articuladora do NAPI Gestão e Difusão da CT&I, Deborah Bernett, destacou que é essa sinergia entre os NAPIS que fará com que as pesquisas desenvolvidas resultem em uma transformação de toda a comunidade. “Estes Novos Arranjos têm como foco a Pesquisa e Inovação, e essa inovação inclui também uma reflexão do que vem a ser a inovação social, já que desenvolvem soluções para problemas e necessidades que impactam toda a sociedade.”, concluiu.

Assista a apresentação do NAPI – Alimentos Saudáveis clicando aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail

Dúvidas? Fale Conosco

Saiba mais sobre