Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/BIOPARK)

A Comissão de Ética no uso de Animais (CEUA) da Faculdade Biopark foi estabelecido com a finalidade de avaliar projetos de pesquisa, ensino e extensão, emitir pareceres fundamentados, e acompanhar o progresso dos projetos aprovados. Compete a CEUA cumprir e fazer cumprir, no âmbito de suas atribuições, o disposto na Lei nº 11.794, de 2008, nas demais normas aplicáveis, e nas Resoluções Normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea); assegurar que suas recomendações e as do Concea sejam observadas pelos profissionais envolvidos na produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino, extensão ou pesquisa científica; tomar decisões sobre procedimentos e protocolos de ensino, extensão e pesquisa científica, sempre em consonância com as normas em vigor, e divulgá-las; e disponibilizar as informações relativas aos procedimentos e às normas aplicáveis a CEUA, bem como as publicações do Concea.

A CEUA/Biopark é formada por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes áreas, internos e externos a Faculdade Biopark, que analisam os projetos de acordo com suas especializações, seguindo as diretrizes e normas definidas pelo Concea. A CEUA exerce uma função consultiva, deliberativa e educativa.

CONTATO/ATENDIMENTO:

Dr. Alberto Gonçalves Evangelista – Coordenador da CEUA
Dr. Renato Lima Senra – Vice-coordenadora da CEUA

Local: Edifício Charles Darwin, 1º andar.
Contato: [email protected]

ORIENTAÇÕES E INSTRUÇÕES DE SUBMISSÃO

Os documentos devem ser enviados para o e-mail do CEUA/Biopark ([email protected]). Ao serem admitidos para avaliação, o proponente receberá um número de protocolo, que identificará o projeto e, após avaliação, o parecer recebido. Todos os projetos que envolvam o uso de animais do Filo Chordata devem ser submetidos à CEUA, sejam eles relacionados a ensino, pesquisa e/ou extensão.
Não será aceita submissão parcial de arquivos. Todos os documentos obrigatórios devem estar presentes na submissão. Caso a documentação seja entregue parcialmente, o projeto não será admitido para avaliação.

Documentos Obrigatórios

1 – Formulário para solicitação de autorização para uso de animais em ensino e extensão ou pesquisa

Existem dois formulários diferentes, o proponente deve preencher o formulário adequado.

2 – Termo de Conhecimento Livre e Esclarecido

3 – Termo de Responsabilidade do Professor/Pesquisador

4 – Termo de Confidencialidade

5 – Modelo de Relatório Final

Após a finalização do projeto, o pesquisador ou professor deverá entregar o relatório final de atividades, conforme modelo.

Membros

 

MEMBROSCurrículo Lattes
Alberto Gonçalves Evangelista – Médico VeterinárioAcesse o currículo
Angela Maiara Tomasi Bilibio – Médica VeterináriaAcesse o currículo
Cássia da Silva Cerri – BiólogaAcesse o currículo
Gabryella Della Giustina – BiólogaAcesse o currículo
Renato Lima Senra – PesquisadorAcesse o currículo
Helton José Wiggers – DocenteAcesse o currículo
Maria Cecília de Lima Rorig – Membro externo, Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Toledo/PRAcesse o currículo
Laura Didone Larramendi – Membro externo, vinculada à ONG Afocato Proteção AnimalAcesse o currículo

Dúvidas? Fale Conosco

Saiba mais sobre