O edital contempla de 150 bolsas para estudantes do Ensino Médio ingressarem na área de pesquisa e extensão
Com o intuito de desenvolver a Região Oeste do Paraná, o Biopark Educação tem como pilar o fomento à pesquisa e extensão. Por isso, junto à A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, está aberto a Chamada Pública do Programa de Bolsas Edição Iniciação Científica Júnior para Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação (ICTs) com sede e CNPJ no Estado do Paraná, localizadas nos municípios de Toledo ou Assis Chateaubriand. O edital contempla 150 bolsas como oportunidade para estudantes do Ensino Médio ingressarem na área de pesquisa e extensão.
Atualmente, 20% dos estudantes do IFPR (Centro de Referência de Toledo) atuam em projetos de iniciação científica. Com as novas bolsas ofertadas, a ideia é fomentar ainda mais o acesso desses adolescentes, e demais adolescentes da região, a projetos de pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico da região. “Nós queremos ter os melhores alunos aqui, 150 iniciantes científicos, fazendo experimentos, projetos e inovando na ciência. Esse será um piloto que futuramente poderá ser expandido para fazer com que esses estudantes gostem ainda mais de ciência, matemática, química, física, robótica, e outras matérias.”, exemplificou o fundador do Biopark, Dr. Luiz Donaduzzi.
Entre os objetivos do Programa de Bolsas, destaca-se o interesse de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais do ensino médio em atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação relacionadas aos eixos temáticos de pesquisa e inovação que vem sendo desenvolvidos no Biopark Educação.
Além disso, também promove e incentiva a prática da pesquisa, desenvolvimento e inovação de docentes das ICTS e de estudantes do ensino médio paranaense, em diversas áreas do conhecimento que apresentem sintonia com algum dos ecossistemas de inovação das áreas transversais e prioritárias do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT/PR), ou com os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação da FA (NAPIs) ou aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Áreas de interesse e Eixos Temáticos
Ademais, as áreas prioritárias de interesse são Agricultura e Agronegócio; Biotecnologia e Saúde; Energias Inteligentes; Cidades Inteligentes; Educação, Sociedade e Economia, e as áreas transversais são Desenvolvimento Sustentável e Transformação Digital. Dessa forma, além da bolsa, o Biopark Educação também disponibilizará os laboratórios de sua área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), e os insumos para que os estudantes possam desenvolver seus projetos de pesquisa.
Saiba mais
Para todos que tiverem interesse, as propostos podem ser submetidas até às 23h59 do dia 22 de novembro pelo Sparkx. Acesse o edital completo e saiba mais!