Biopark é representado em conferência internacional de Biomateriais


Doutorando em Engenharia dos Materiais e Metalúrgica apresenta trabalho no Canadian Biomaterials Society, um indicativo de que o Biopark Educação está se tornando parte de comunidades científicas internacionais

No Biopark, pesquisa e inovação são reflexos de um propósito de vida que ultrapassa fronteiras. É nesse sentido que, por meio do Biopark Educação, o Ecossistema foi representado na cidade de Banff, Columbia Britânica, na 37ª Conferência da Canadian Biomaterials Society 2022. O evento reúne a sociedade acadêmica do Canadá que trabalha com desenvolvimento e aperfeiçoamento de dispositivos médicos e tecnologias voltadas para a saúde. O brasileiro, doutorando em Engenharia dos Materiais e Metalúrgica, Felipe da Silva Veloso, apresentou um poster sobre o primeiro artigo publicado em parceria entre o Laboratório de Biomateriais e Bioengenharia do Biopark Educação (LBB-Biopark) e o Laboratório de Biomateriais e Bioengenharia da Universidade Laval (LBB-ULaval).

Segundo Veloso, a apresentação é sobre o desenvolvimento de um novo material para a liberação controlada de antibióticos, que pode ser usado para revestimento de dispositivos médicos, como cateteres por exemplo. O trabalho apresenta a possibilidade de utilização de polímeros naturais, onde um agente antimicrobiano foi adicionado à formulação, para o controle de microrganismos patogênicos. Com o projeto em escala internacional, é possível o acompanhamento desde as etapas iniciais de desenvolvimento, validação e até a entrada no mercado de um dispositivo médico inovador. “É uma experiência única, ainda mais se tratando de um produto que possui o potencial de melhoria na qualidade de vida e saúde de milhares de pessoas. Um projeto com essas proporções é raro. Sendo assim, fazer parte deste grupo é realmente uma oportunidade excepcional”, complementa Veloso.

No Simpósio, participantes do mundo todo oferecem troca de informações dos avanços científicos no desenvolvimento de novos materiais por meio de pesquisas de inovação tecnológica e científica. Segundo o pesquisador Helton José Wiggers, PhD do LBB-Biopark, a participação faz parte de um conjunto de ações de divulgação científica do Laboratório de Biomateriais e Bioengenharia do Biopark Educação. “Participar de um projeto como esse é motivador, porque é um ambiente científico onde participam pessoas altamente qualificadas para resolver um problema que vai reverter numa melhora de vida para a sociedade”, ressalta.

O projeto apresentado está sendo desenvolvido por meio de uma parceria internacional que envolve o Parque Tecnológico Biopark, a Instituição de Ensino e Pesquisa Biopark Educação, a Universidade Laval e o Instituto de Bioengenharia do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, para desenvolver dispositivos médicos mais eficazes e seguros para a sociedade. O projeto está no 2º ano de desenvolvimento. Neste sentido, o Biopark Educação investe em pesquisa, ensino e extensão, que são os fatores que fazem uma instituição de ensino crescer e ser destaque. “Investir em infraestrutura e pessoas é o caminho para um ensino de qualidade, e é isso que o Biopark Educação faz”, explica Wiggers.

Orientação e pesquisa

O doutorado de Felipe da Silva Veloso está relacionado ao projeto que visa o desenvolvimento de cateteres com recobrimento antimicrobiano. A ideia principal é que, durante o doutorado, ele atue como uma conexão entre o Canadá e o Brasil. “Venho ao Canadá para aprender técnicas e métodos que auxiliarão em etapas do projeto e, ao voltar ao Brasil, darei suporte para a aplicação e implementação destas tecnologias no laboratório do LBB-Biopark”, conta.
O orientador do projeto e Diretor Científico dos Laboratórios de Biomaterias e Bioengenharia da ULaval (LBB-ULaval) e do Biopark Educação (LBB-Biopark), professor PhD Diego Mantovani, tem mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento e aperfeiçoamento de dispositivos médicos. Os coorientadores são os pesquisadores PhD Pascale Chevallier (LBB-ULaval), PhD Helton Wiggers (LBB-Biopark) e PhD Cecília Bueno (LBB-Biopark).

Sobre a conferência

A Canadian Biomaterials Society 2022 (Conferência Canadense de Ciência dos Materiais) tem como objetivo discutir avanços da física de materiais, da engenharia de materiais e da química de materiais fundamental e aplicada, para desenvolver um entendimento acessível aos processos que definem tanto a estrutura como as propriedades dos materiais de engenharia, em escala de tempo e espaço. O foco da conferência está voltado para a estrutura, processos e performances dos materiais funcionais, materiais para energia, materiais estruturais, materiais eletrônicos, biomateriais, nanomateriais, entre outros.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, Região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 120 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Também faz parte do Ecossistema, o Biopark Educação, iniciativa própria de ensino que busca desenvolver profissionais de excelência com foco no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos curtos, curso técnicos, de graduação e pós-graduação, além do Clube de Ciências que encanta crianças e adolescentes com o mundo da inovação. Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail

Dúvidas? Fale Conosco

Saiba mais sobre