Biopark Educação e Fundação Dom Cabral dão mais um passo importante em sua parceria de sucesso. Isso porque, mais do que negócios, dessa vez o Biopark foi publicado como case de sucesso da Revista Científica Dom Contexto. O artigo “O Caso Biopark – inovar para a vida”, escrito pelo Diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha, junto ao fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, foi publicado pela Fundação Dom Cabral – a melhor escola de negócios do país e a 7ª melhor escola de negócios do mundo.
Além da publicação, a revista também foi tópico da 8ª edição do Fórum Anual das Médias Empresas, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de setembro na Fundação Dom Cabral (FDC), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O evento recebeu mais de 2 mil empresas, e todas puderam conhecer sobre a história do Biopark. “ Ter o interesse de um grupo tão relevante como esse pelo que somos e estamos fazendo é uma importante sinalização de que estamos no caminho certo.”, afirma o Diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha.
Ainda, com o tema “O poder das conexões: o fator rede na geração de negócios” o fórum executivo propôs uma reflexão sobre a importância da cooperação e do compartilhamento de experiências para criar um ambiente que fomente negócios e capacite as médias empresas para se desenvolverem em meio à competição global por insumos e mercados.
Para Douglas Wegner, professor da FDC, a história do Biopark pode servir de inspiração para outras empresas, organizações, regiões e para a sociedade brasileira. “Como a revista chega a executivos C-level e gestores de empresas de todo o país, entendemos que os casos selecionados são exemplos importantes e benchmark para os leitores. A história do Biopark é um exemplo de como a colaboração de diversos stakeholders de uma região pode contribuir para alavancar o desenvolvimento.”
Da mesma forma, com projetos em educação, pesquisa e negócios, o Biopark avança cada vez mais para um caminho de tecnologia, inovação e fortalecimento. E são esses os fatores que fazem com que o Parque Tecnológico ultrapasse as fronteiras do Oeste Paranaense, alcançando reconhecimento a nível nacional.
Além disso, por trás de todo case de sucesso, há uma mente que enxerga à frente de seu tempo, no caso do Biopark são duas: Dr. Luiz Donaduzzi e Dra. Carmen Donaduzzi. “O propósito do Biopark é fazer com que as pessoas melhorem de vida. Isso começa pela educação e com uma universidade acessível para todos. A intenção é sermos um polo de ensino de excelência a nível internacional nas próximas décadas”, enaltece Luiz Donaduzzi.
O Caso Biopark – Inovar Para a Vida
O artigo conta a história e os sucessos do Biopark, um Parque Científico e Tecnológico idealizado por empresários da indústria farmacêutica que tem como missão principal “Inovar para a Vida”.
O artigo ainda destaca como organizações e seus líderes enfrentam desafios significativos nos tempos atuais, incluindo lidar com incertezas e mudanças radicais enquanto buscam ser mais eficientes e assertivas em um ambiente de competição global. Por outro lado, o Biopark se destaca como um exemplo inspirador de como as redes colaborativas podem impulsionar a inovação, o desenvolvimento territorial e a educação, promovendo o crescimento e a excelência em um ecossistema empresarial e acadêmico.
Isso porque, utiliza alternativas como a “ambidestria”, que envolve a capacidade de lidar tanto com o alto desempenho operacional quanto com a inovação disruptiva. Assim, o Biopark se tornou uma rede colaborativa de sucesso, devido a sua capacidade de atrair parceiros alinhados com seus propósitos, bem como à sua governança eficaz e ao foco na geração de valor para todos os envolvidos.
Em resumo, o Biopark é um exemplo inspirador de como as redes colaborativas podem impulsionar a inovação, o desenvolvimento territorial e a educação, promovendo o crescimento e a excelência em um ecossistema empresarial e acadêmico.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 45 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.
Em 2022, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. A FDC tem ampliado sua atuação internacional e conta com a parceria de três das 5 melhores do mundo, IMD Business School, HEC Paris e Insead.
No campo social, a FDC conta com iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.
Em 2021, lançou o portal Seja Relevante, hub de informação com a curadoria da FDC e conteúdos proprietários, que traz notícias e informações para quem quer saber o que há de mais importante na área de carreira, gestão, negócios e impacto social.
A revista científica DOM Contexto
A revista DOM Contexto foi criada em 2020, como uma nova publicação da FDC para trazer discussões e reflexões sobre temas da gestão durante a pandemia que assolou o mundo. Ao longo destes três anos, a revista se consolidou como uma publicação que agrega valor aos leitores, divulgando conhecimentos e experiências contextualizadas sobre os temas relevantes para a sociedade.
A revista é distribuída, prioritariamente, no formato pdf, para toda a Comunidade FDC, bem como, nos canais proprietários de redes sociais. A revista é gratuita, pois a FDC entende que o conhecimento deve ser amplamente compartilhado com toda a sociedade.
Para acessar a revista Dom Contexto, edição de setembro de 2023, com o artigo “O Caso Biopark – Inovar Para a Vida” clique aqui.